Solucione 3 dos maiores problemas de marketing digital e otimize seu resultado de vendas

Marketing digital

Há poucas décadas, o marketing digital parecia um absurdo: sinais eletrônicos percorrendo cabos ópticos à velocidade da luz era visto como algo espantoso. O futuro já está acontecendo, entretanto, muitas empresas parecem ter parado no tempo, permanecendo aquém às estratégias adequadas à excelência da área comercial.

 

Que diabos está acontecendo com o marketing? Apesar de investir tempo e dinheiro em links patrocinados, landing pages e campanhas de e-mail, os resultados podem ser pífios. Essas são dores familiares a inúmeros profissionais pressionados a migrarem as marcas de suas empresas para os meios digitais, porém, sem estarem familizados com essa inédita realidade virtual.

 

Para evidenciar a situação, a Forbes apontou dados muito relevantes: 84% das empresas falharam em seus esforços por transformações digitais. Mas, pior do que isso, um número considerável de companhias insistem em manter os departamentos de marketing e de vendas bem longe um do outro. Para elas, os números são ainda mais reveladores:

 

Marketing digital

Fonte: State of Inbound – Hubspot

 

Longe de ser complexa como a física quântica, a explicação para o insucesso do marketing nos resultados comerciais é a separação dos dois setores. E quando se adiciona à receita elementos digitais, se os profissionais encarregados falharem em associar mídias inbound e outbound para uma prospecção eficiente, o desfecho será desolador para as vendas.

 

A solução? Não é preciso ter pisado em Marte para saber que as equipes comerciais performam muito melhor quando amparadas por uma estratégia de marketing digital focada em resultados de vendas. Por isso, está mais do que na hora de dar um upgrade nos planos promocionais da sua empresa, trazendo-a para a Terra.

 

Abaixo, confira alguns problemas recorrentes da falta de sinergia entre marketing e vendas e preveja soluções simples para alavancar os resultados da sua equipe:

 

Marketing digital

1) “Os resultados dos anúncios pagos estão aquém do estipulado na estratégia de marketing digital ”

 

Muitas vezes, mesmo sendo capazes de gerar um número considerável de leads, os anúncios pagos no Google e no Facebook podem prospectar muitos “curiosos”. Eles são, na verdade, compradores potenciais que têm pouco ou nada a ver com seu perfil ideal de cliente, fazendo você perder muito tempo e dinheiro e receber pouco em troca.

 

O que fazer para combater essa “guerra espacial”? Primeiramente, assim como em qualquer astronave você precisará um piloto experiente: ou seja, um colaborador para ficar focado em qualificar esse tipo de cliente potencial e, assim, garantir que a sua empresa só receberá oportunidades com boas chances de fechamento de vendas.

 

Se sua organização for B2B, uma alternativa para “atingir as estrelas” é designar um agente de prospecção que vá atrás de compradores potenciais pela internet. A ideia é obter e-mails e telefones para contatar as empresas que têm a real necessidade do seu produto e o poder de compra para adquiri-lo.

 

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2) “Os e-mails de minha campanha de marketing digital estão sendo um fracasso”

 

Coletar e-mails por meio de oferecimento de conteúdo em sites e blogs pode ser uma ótima ideia. Mas, desenvolver uma estratégia que abranja comunicação e engajamento por meio de e-mails informativos e de vendas pode demorar muito para dar resultados. Todo o processo deve estar planejado de antemão e pode demorar meses para cair dinheiro na sua conta.

 

Para vender mais, o que fazer? Por meio de uma prospecção rápida e direta, você pode obter e-mails utilizando de ferramentas como o Hunter.io. Contudo, usando somente cadências de e-mails, seus resultados poderão ser decepcionantes como o “bug do milênio”. Para taxas de conversão expressivas, o melhor dos mundos é usar ambos os artifícios para prospectar: e-mails e telefonemas.

 

Outro fator importantíssimo para o fracasso dos e-mails está no modo como eles são criados. E-mails lunáticos com tom excessivamente comercial ou publicitário tendem a ser muito menos eficientes e acabam na caixa de spam. O melhor é escrever de forma simples e direta, como quem comunica algo a um amigo e, acima de tudo, com pouquíssimos recursos visuais.

 

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3) “Meu site gera muito menos do que previa minha estratégia de marketing digital”

 

De fato, para determinados nichos, é possível que um site ou blog seja menos relevante para os resultados finais. Não se pode esperar os mesmos efeitos de um e-commerce para um site corporativo de uma empresa B2B. Acima de tudo, você precisa considerar que a criação de conteúdo para a atração de leads via Google pode levar meses para trazer os frutos esperados.

 

Além disso, muitos dos clientes potenciais atraídos por esse meio de prospecção poderão não estar dentro do seu perfil adequado de compradores, mesmo que você tenha criado conteúdos aderentes às caraterísticas de seu público-alvo. Novamente, esses leads deverão passar por um pente fino para separar o joio do trigo e selecionar só com as oportunidades reais de negócios.

 

Portanto, sobretudo se seus clientes forem empresas, considere deixar o site como ferramenta complementar na geração de leads. Melhor investir em profissionais especialistas em prospecção via e-mails e ligações e executivos capacitados a fechar vendas eficientemente.

 

É claro que há muitos outros entraves comuns quando se pensa em marketing digital focado em resultados de vendas neste mundo “futurista”. Mas podemos tratá-los um por um, pessoalmente. O que acha? Então deixe sua dúvida nos comentários ou solicite a ajuda de um de nossos consultores para sabermos como podemos ajudá-lo. 😉