A importância do sucesso do cliente para o aumento das suas vendas

A importância do sucesso do cliente para o aumento das suas vendas

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Um fato curioso é que a maioria das empresas parece guardar sua galinha dos ovos de ouro debaixo da cama. Ela está lá, com um potencial imenso para gerar gordas receitas, mas os executivos não a enxergam. Quem é ela? O sucesso do cliente.

 

Também conhecido como customer success, o termo se refere aos esforços que uma empresa realiza para elevar o grau de lucratividade dos compradores com quem já fechou negócios. Se eles têm estado satisfeitos com o suporte técnico, com o atendimento ao cliente e têm obtido o apoio de seu fornecedor, então detém grande potencial de fechar novas e maiores compras.

 

Mas, se o foco é vender, para quê se preocupar com quem já comprou? A resposta está nos dados. Eles falam por si sós:

 

sucesso do cliente tabela

Fonte: www.strikedeck.com

Estatísticas como essas vem acordando executivos e proprietários de empresas para esta realidade. A criação de departamentos de gestão do sucesso do cliente aparece como uma tendência, cada vez mais presente e lucrativa, entre as maiores empresas.

 

Que faz um departamento de gestão do sucesso do cliente? Eles não suam menos do que os outros departamentos. Sua tarefa é árdua: o objetivo é a) fazer com que o ganho obtido com antigos clientes ultrapasse o valor de sua perda e b) sistematizar esse processo para torná-lo previsível e possível de ser reproduzido ao longo do tempo.

 

Por outro lado, se o serviço é trabalhoso, maior é a recompensa. Especialistas atestam que, por todos os ganhos que se pode obter, o sucesso do cliente demanda tanta atenção quanto o marketing e as vendas. Nesse sentido, é factual que companhias que não investem em sucesso do cliente estão um passo atrás das outras.

 

Em seguida, conheça algumas regras para se aplicar o gerenciamento de sucesso do cliente para aumentar tanto o número quanto o valor das vendas:

 

1) Forme uma equipe de gestão do sucesso do cliente

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Ela pode até ser uma equipe pequena, mas ela precisa existir. Dependendo do setor, há empresas que incluem um analista de sucesso do cliente entre suas 10 primeiras contratações. O foco dessa equipe deve ser buscar soluções para otimizar o pós-venda e desenvolver uma comunicação corrente com o consumidor.

 

Ele deve se sentir apoiado e deve receber todo o suporte e informações possíveis para utilizar o produto que comprou da sua empresa, da forma mais rentável possível. Também é vital que essas soluções envolvam o oferecimento de produtos complementares ao que ele já adquiriu (cross-selling) e produtos premium, que são mais caros (up-selling).

 

2) Fazer visitas é importante para o sucesso do cliente

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Nem sempre seu comprador se queixará a você. Para descobrir o que ele precisa, ou um problema que pode estar relacionado ao seu produto, é muito útil visitá-lo.

 

Participe de suas reuniões: mantenha uma postura que demonstre que você está lá para ajudá-lo e não para obter mais dinheiro. Esse tipo de atenção dará ao seu cliente a confiança para continuar comprando de você.

 

Mesmo que não haja uma pauta para reunião, vá ao menos para receber um feedback e saber o que tem, ou não, funcionado no seu produto. Assim, vale a pena elaborar uma meta: determine que irá fazer X visitas a clientes antigos por ano, priorizando os casos mais importantes, os quais visitará com maior frequência.

 

3) Gerir o sucesso do cliente requer a definição de métricas

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Como dito mais acima, sua equipe deve trabalhar para atingir, com vendas a consumidores antigos, um lucro que ultrapasse o prejuízo de sua perda de clientes. Porém, sem mensurar corretamente o processo com métricas e dados certeiros, esse objetivo principal será nebuloso e incerto.

 

Portanto, defina metas e desenvolva processos para mensurar se o valor investido alcança os objetivos definidos. Também é proveitoso criar metas de desempenho da equipe: elas darão motivação para o seu líder gerar resultados mensuráveis, nem que sejam apenas boas taxas mensais de retenção de clientes.

 

4) Desenvolva indicadores do sucesso do cliente

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À medida que esse departamento se desenvolve na sua empresa, elabore indicadores que evidenciem o sucesso de seu consumidor. Eles podem fornecer informações valiosas para guiá-lo nesse processo.

 

São alguns exemplos:

 

a) Interações de suporte técnico, onde pode-se conhecer alguns problemas do cliente;

b) Histórico de faturamentos e pagamentos atrasados, que podem evidenciar seu endividamento;

c) Utilização de produtos e recursos, e com que finalidade;

d) Feedbacks positivos ou negativos dos clientes de seus compradores;

e) Alterações no seu corpo de funcionários, que podem indicar mudanças operacionais;

 

Para complementar, aqui vai uma regra bônus:

 

Lembre-se de que o sucesso do cliente não é um tipo de SAC melhorado: o seu objetivo é impulsionar suas vendas através do oferecimento de soluções aprimoradas que contribuam para aumentar a lucratividade do seu consumidor.

 

É dar o que ele quer para receber aquilo que VOCÊ quer. Pense nisso.