A inveja e a sua influência no desempenho organizacional

inveja no ambiente organizacional banner

A inveja e a sua influência no desempenho organizacional

 

Não é de hoje que o olhar do invejoso causa prejuízos. Na história bíblica, Adão e Eva, por terem inveja do que é belo, desafiaram as ordens de Deus, comeram do fruto proibido e foram expulsos do paraíso. Polícrates, na Grécia Antiga, o tirano da ilha de Samos, livrou-se dos irmãos para deter a fortuna do império somente para si e padeceu, anos depois, vítima do próprio deslumbre e ignorância.

 

E no ambiente corporativo, será que é diferente? Pesquisas desenvolvidas por Tanya Menon e Leigh Tompson, pesquisadoras da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, afirmam que não. Para elas, o hábito de celebrar as vitórias cotidianas de um colaborador encobre um outro lado soturno e patológico: “quero que esta pessoa se dê mal para que eu alcance os meus objetivos”.

 

Responsável por causar rupturas, queda na produtividade e insatisfação, este sentimento está mais preponderante, principalmente em épocas de recessão econômica. Por que será? De acordo com as especialistas, o invejoso está sempre focado na visão do outro e esquece que, dentro de si mesmo, existe um enorme quantum de energia criativa e transformadora.

 

Isto é. Assim como Adão, Eva e Polícrates, é mais fácil cobiçar o que as outras pessoas possuem, uma vez que isto isenta o indivíduo da responsabilidade pelo próprio sucesso. Psicologicamente falando, a inveja cria a ilusão de que os culpados advém do ambiente externo, logo, necessitam ser destruídos, rechaçados e eliminados. Quanto mais rápido, melhor!

 

E, nada mais cômodo do que a crise para acrescentar a cereja do bolo, não é mesmo?. “Se esta pessoa for demitida, eu chego lá”, “meu colega é incompetente, eu é que sou necessário nesta empresa”, “não preciso do meu chefe para executar o meu trabalho”, são as justificativas que começam a constituir uma teia de comportamentos abarrotados de fantasia e distorção.

 

Quanto menor o número de concorrentes, maior o delírio de poder, o que diminui a angústia de um possível fracasso. Com medo de perder o pouco que possui e, assim, cair no vazio da própria existência, o invejoso fecha os olhos para a realidade, construindo um universo em que ele está acima do bem e do mal, livre de qualquer responsabilidade.

 

Contudo, será que este movimento realmente funciona? Para Menon e Thompson, quanto mais o indivíduo investe na inveja, menos chances ele possui de usufruir daquilo que possui de melhor. Assim como no ditado “em terra de cego, quem tem olho é rei”, olhar para dentro de si mesmo pode despertar habilidades indispensáveis para uma carreira altamente promissora.

 

3 dicas para administrar a inveja no ambiente corporativo

 

Utilize a inveja como catalizadora para o autoconhecimento

a inveja como catalizadora para o autoconhecimento

 

A projeção é um mecanismo psicológico que atua como um espelho, refletindo as qualidades e defeitos da própria pessoa. Aquilo que o profissional inveja no outro mostra a qualidade que ele mesmo possui, mas ainda está adormecida.

 

Em vez de focar esforços em tentar destruir e eliminar o seu concorrente, tente recorrer à autorreflexão: “será que eu tenho este mesmo atributo?”, “em quais momentos eu já consegui agir com ele?”, “como eu posso desenvolver ainda mais esta qualidade em meu dia a dia profissional?”

 

Concentre energia nos seus objetivos

Concentre energia nos seus objetivos

 

Para que perder tempo com a vida dos outros? Quanto mais focado o indivíduo se encontra em desenvolver as suas próprias atividades, maiores são as chances de minimizar a inveja, produzindo um ciclo contínuo de realizações em bem-estar.

 

Da próxima vez que você estiver pensando na vida alheia, administre os seus pensamentos, direcionando-os para si. Afinal de contas, pensamentos são originados do seu próprio eu e estão sujeitos às vontades da sua consciência. Utilize-a com sabedoria!

 

Afirme-se com mais frequência

Afirme-se com mais frequência

 

Os pontos fortes de cada pessoa podem e devem ser afirmadas no ambiente corporativo. Não deixe que as suas emoções negativas impeçam a sua carreira de deslanchar. Em vez disso, concentre-se em dar o seu melhor, em cada atividade desenvolvida.

 

A medida que o amor, a paixão e o comprometimento vão tomando conta do seu dia a dia, menor é a influência da inveja e da negatividade. Quer produzir mais e melhor? Destine seus pensamentos e sentimentos para tudo que há de melhor e que está ao seu alcance.

 

assinatura lucas diegues wa prospecção de clientes