Atitudes “matadoras” para engajar clientes
Se você estivesse no lugar do seu prospect, que tipo de atitude você gostaria que o representante de vendas tivesse? Será que tudo aquilo que você pratica para engajar clientes é, de fato, aquilo que eles consideram valoroso e interessante para o dia a dia?
Pesquisas realizadas pela University of Columbia afirmam que, diferentemente do que os vendedores pensam, para fechar uma nova conta não basta apenas impressionar. O que funciona, para 70% das pessoas, é o modo pelo qual a conversação é direcionada.
Isto é: os clientes, antes de mais nada, querem ser tratados como pessoas que precisam ser ouvidas e entendidas. Eles anseiam por atenção, orientação e direção. Caberá a você vestir este figurino, tornando-se uma ferramenta de auxílio que é ética, responsável e entrega o sucesso que eles desejam.
Para escutar um “sim” com muito mais frequência, portanto, listamos alguns comportamentos e atitudes para engajar clientes que não podem faltar na sua próxima prospecção. Papel, caneta, disposição para aplicá-las e mãos à obra.
Mostre-me fatos comprovados
“Sou um cliente que tenho um dia a dia corrido e já estou cansado de ser enganado pelas estratégias de comunicação e marketing”. Esta afirmação traduz exatamente o que se passa na cabeça do seu prospect. Ao realizar uma nova prospecção, chega de “balela” e “conversa fiada”. Depois de conhecer a realidade da pessoa que está bem na sua frente, vá direto ao ponto, prove o que você faz, como faz e o que é capaz de entregar.
Nunca diga a palavra “sinceramente”
“Se ele está usando a palavra “sinceramente” agora, isto quer dizer que anteriormente ele não foi sincero?” Esta proposição passa na cabeça do usuário toda vez que você, vendedor, utiliza os jargões “sinceramente” e “honestamente”. Elimine-os do seu vocabulário e seja realmente sincero em todas as suas abordagens.
Justifique que a sua empresa é boa mesmo
“Essa empresa é boa mesmo, então, onde estão as veiculações que me mostram que tudo isso é verdade?” Sim, o cliente quer ver em quais revistas, sites ou jornais já citaram a sua empresa. Antecipe-se! Tenha em mãos uma apresentação que 3 ou 4 slides que podem tirar todas as possíveis dúvidas que se passam em sua cabeça.
Situe seus clientes satisfeitos
“O que será que os clientes dizem sobre esta empresa?” Esta pergunta é a mais comum de todas, afinal, conhecer o que os outros dizem faz com que as pessoas se sintam reconfortadas para decidir o próximo passo. Quer antecipar possíveis adversidades na hora de fechar uma venda? Leve em seu case uma amostra de depoimentos, vídeos e comentários deixados em seu site ou redes sociais.
Seja bem-humorado e me faça rir
“O que esta pessoa mal-humorada está fazendo na minha frente?” Não se assuste, mas é exatamente isso que o seu futuro parceiro está pensando de você! Seja amigável, faça-o sorrir e aumente, e muito, as chances da sua venda ser concretizada. Para a biologia do comportamento do consumidor, quando um prospect sorri para você, 43% da venda está concluída. Para engajar clientes, sorriso no rosto, gentileza e boas vendas! 😉