Apresentação executiva: como utilizá-la para vender mais e melhor
Quais os segredos que estão por trás de uma apresentação executiva de sucesso? Bastam apenas algumas informações “jogadas” em Power Point para que o seu futuro cliente se sinta engajado com o que a sua empresa tem a oferecer?
Muito pelo contrário. Estudos desenvolvidos por Albert Mehrabian, professor de psicologia da Universidade da Califórnia (UCLA), apontam que 38% do mérito de uma apresentação de novos negócios se dá por meio do uso de expressões não-verbais.
Ou seja, não importa o que você diz e, sim como você diz. Para o especialista, o tom de voz utilizado para envolver o expectador, as expressões faciais evidenciadas no decorrer da conversa e os gestos utilizados fazem parte da “fórmula merahbiana” para que você possa vender muito mais.
Composta por três partes, elas são mais do que indispensáveis para que você possa envolver o seu futuro cliente. Nas linhas abaixo, você confere, em primeira mão, o que fazer para deixar a sua apresentação executiva muito mais certeira! Anota aí 😉
3 passos da “fórmula merahbiana” para uma apresentação executiva eficiente
1) Crie conexão emocional com o prospect
Conscientemente ou não, o seu prospect fará uma “leitura” sobre você. Para a mente do expectador, o raciocínio opera da seguinte maneira: “se eu julgo uma pessoa que eu não conheço, logo, eu já tenho controle sobre suas ações”.
Para “quebrar” esta barreira de julgamento, você precisará se tornar confiável. Isto é, precisará criar um elo de ligação entre você e o ouvinte. Seguindo a lógica de Mehrabian, será necessário que você se coloque no lugar do público, evocando sentimentos positivos e empáticos:
2) Demonstre energia em suas ações
Uma apresentação executiva precisa de energia. Denote energia em relação ao seu prospect e ele tenderá a investir a mesma quantidade em relação a você. Para o especialista, existem alguns “gatilhos” para que você produza esta conexão em relação ao ouvinte:
3) Utilize artifícios linguísticos
Se você vai apresentar um produto ou serviço ao interlocutor, tudo que precisa fazer é ajustar o foco. Para a psicologia, o foco no benefício deve se fazer presente de forma constante, uma vez que estimula o ouvinte a imaginar-se em uma cena perfeita.
Seria mais ou menos assim, em vez de vender detalhes, em uma apresentação executiva, experimente os seguintes artifícios linguísticos:
Exemplo “merahbiano” para você aplicar no seu dia a dia: