Perguntas retóricas x vendas de alta performance
Você já ouviu dizer que, para convencer uma pessoa, basta perceber como ela “se move em um dia de chuva, com a bagagem perdida ou como desembaraça as luzinhas de Natal”? A frase, que ficou famosa nos Estados Unidos por meio da poeta e cantora Maya Angelou, descreve exatamente o mesmo processo que ocorre em vendas de alta performance.
Como assim? Simples. O modo como um indivíduo escolhe os produtos e serviços que serão utilizados em sua empresa, também diz tudo sobre o seu universo psicocomportamental. E você, que é um vendedor nato, já percebeu: “quanto mais eu sei sobre o comportamento do meu prospect, mais eficiente é a minha conversão”.
Você não vai precisar ser psicólogo ou psicanalista para saber, com clareza, o que a pessoa que está na sua frente está tentando lhe dizer. Basta, apenas, que faça perguntas bem colocadas, na hora certa, e que conduzam o ouvinte a realizar reflexões minuciosas sobre o seu dia a dia.
As perguntas atuarão como uma “anamnese” do marketing. Ou seja, assim como em uma consulta psicológica, você fará com que o usuário caminhe por si só até o foco do problema para que, a partir daí, você, “escavador” de oportunidades, faça o trabalho de garimpar os “grãos” mais valiosos dentro de uma conversa.
Ficou interessado em saber como funciona? Utilize os 5 questionamentos retóricos abaixo, note a forma como o seu futuro parceiro escolhe seus próximos passos e vença a corrida rumo ao processo de vendas de alta performance. 😉
Utilize as perguntas retóricas, na prática:
Suponha que você esteja vendendo um software de automação de marketing: