Construa o e-mail marketing perfeito para prospectar novos clientes
Muitas empresas não sabem por onde começar o processo de prospecção de clientes voltado para resultados sustentáveis. Pare e pense: da última vez que tentou entrar em contato com um cliente potencial, qual foi a sua taxa de sucesso? Caso você não tenha conseguido encontrar uma resposta, talvez você esteja indo pelo caminho errado.
Mirar contas inadequadas, errar o nível hierárquico a ser atingido, escolher aleatoriamente as metodologias de abordagem e utilizar uma linguagem equivocada são, na grande maioria das vezes, o que conduz o seu negócio a um processo pouco escalável dentro da força de vendas. Será que existe uma forma mais eficiente de otimizar os resultados?
Para Marylou Tyler, autora do livro Predictable Prospeting, existe, sim, um método previsível para fazer com que a sua prospecção realmente funcione. E o melhor: para colocá-la em prática não se faz necessário ligar para grandes listas de contatos, nem quebrar a cabeça para reinventar a roda no que se refere a um primeiro contato. O que você precisa é: o bom e velho e-mail marketing.
Esqueça aqueles e-mails marketing longos, cheios de discursos publicitários, técnicas de manipulação, promoções esdrúxulas e estética milimetricamente perfeita. Nos tempos modernos, os e-mails mudaram e muito!
Para obter o retorno desejado, coloque em prática as dicas abaixo e observe os números falarem por você:
Defina o perfil de empresa ideal
De nada adianta um bom e-mail se você não sabe para onde disparar o seu melhor “tiro”. Antes de montar a sua primeira campanha, defina as empresas que podem trazer o maior potencial de receita para o seu business. É com esse tipo de usuário que você deve investir seus esforços. Lembre-se: mais vale qualidade do que quantidade.
Selecione os contatos
Agora que você já sabe para onde ir, vêm o segundo passo: obter os e-mails de contato das empresas com quem deseja falar. Caso não possua nenhuma ferramenta de prospecção de clientes, não se desespere. A internet ainda é uma boa forma para que você possa encontrar dados de contato das empresas.
Crie a sua primeira lista de prospecção
Faça o levantamento manual dos e-mails listados nos sites das companhias de sua preferência. Insira, pelo menos, 50 contatos dentro da sua plataforma de disparo de e-mail marketing e observe o relacionamento com o seu prospect iniciar. Acha que não funciona? Faça o teste.
Apresente-se de forma direta e calorosa
Título do e-mail:
Primeiro contato Mensagem: Olá, “nome da pessoa”. Tudo bem? Me chamo “seu nome” e atuo no departamento de marketing da “nome da organização”, empresa especializada em “inserir descrição”. Quem é a pessoa ideal para que eu possa tratar sobre uma possível demonstração dos nossos serviços? Desde já, coloco-me à disposição para dirimir toda e qualquer dúvida. Atenciosamente, |
Fique de olho no resultado
Em média, 8% de uma campanha de e-mail marketing será respondida. Agora, é só você iniciar o seu relacionamento, posicionando a sua solução, conforme o pedido do cliente. Capriche nas apresentações institucionais, na abordagem pelo telefone e conduza o seu futuro cliente para um caminho em que, ambos, ganhem com o negócio que está prestes a ser consolidado.
Os resultados irão te surpreender 😉