Qual o melhor dia e horário para prospectar?
Sim, existem infinitos estudos na internet sobre os melhores horários para disparar e-mails marketing ou publicar em redes sociais. Segundas-feiras não são dias bons, argumenta a pesquisa desenvolvida pela empresa Mailchimp; 6 horas da manhã oferece vantagem competitiva frente aos concorrentes, acrescentam os insights obtidos pela multinacional Hubspot. Mas, e para prospectar um novo cliente?
“Encontrar uma brecha” na agenda de um futuro cliente não é uma tarefa fácil. No dia a dia de negócios, múltiplas atividades tornam o desafio ainda mais acirrado: agendas lotadas, compromissos de última hora, treinamentos constantes e metas a serem alcançadas. Será que sobra tempo para receber aquela empresa insistente?
Estudos desenvolvidos pela WA Marketing & Consultoria Comercial alegam que sim. Para a consultoria, 21% das taxas de resposta provenientes de uma abordagem introdutória, por e-mail, disparada a um prospect potencial se dão entre às 17 e 18 horas. Ainda, entre quartas e sextas-feiras, os executivos se mostram mais abertos para conhecer novas soluções de mercado.
Por que será que isso ocorre? Para Lucas Diegues, diretor executivo da organização, nestes períodos existe o que se chama de “vácuo de atividades”. Isto é, após uma jornada exaustiva de 7 horas quase ininterruptas de trabalho, é comum que os profissionais dediquem o final do expediente para realizar tarefas mais simples e que não exijam elevadas taxas de energia cerebral.
Isso equivale a dizer que “estou cansado, logo, vou deixar os últimos momentos do dia para dar vazão a demandas mais leves”. É neste momento, que a prospecção faz toda a diferença, acrescenta. Na visão do especialista, posicionar uma abordagem rápida, direta e que não canse a leitura do usuário é primordial para obter êxito ainda maior nesta emboscada.
Profissionais cansados não possuem o hábito de buscar informações aprofundadas. Para Diegues, quanto mais sutil for a apresentação, melhores as taxas de retorno obtidas. Somente no primeiro semestre de 2017, 15 mil prospect mails foram disparados para a base de dados da companhia, resultando no primeiro “Case de Boas Práticas da Prospecção de Clientes”.
O material, pioneiro no Brasil, traduz de forma infográfica as principais informações elencadas pelo estudo. Da próxima vez que a sua empresa for prospectar um novo cliente, lembre-se de dar aquela conferida nos números. O seu novo parceiro de negócios pode estar muito mais próximo do que você imagina! 😉