Neuromarketing: o lado direito do cérebro e a sua relação com as vendas
Em uma reunião de novos negócios, será que existe uma fórmula capaz de elevar a performance do seu discurso e otimizar vendas? Para o Pedro de Camargo, profissional especialista em neuromarketing, quanto mais próximos falamos do lado direito do ouvinte, maiores são as chances deste interpretar positivamente uma informação. Por que será?
A psicologia explica! Nós, humanos, somos programados biologicamente para que o lado esquerdo do cérebro seja utilizado para processar informações racionais, que demandam a lógica e a tomada de decisão. Porém, esta informação chega ao córtex de forma cruzada. Isto é: o que ouvimos do lado direito, é processado no lado esquerdo.
E o que isso tem a ver com vendas e novos negócios? Simplesmente tudo. Imagine que o seu ouvinte está interpretando cada palavra que você diz. Se, para tomar uma decisão, ele precisa utilizar a razão, que tal, então, enquadrar a sua sala de reuniões de modo que tudo que você disser seja captado pelo lado direito do seu futuro cliente?
A sua mensagem chegará 72% mais clara e convincente! Um case de sucesso, um depoimento de um cliente satisfeito ou, até mesmo, um número que comprova o poder da sua solução ou produto acertará direto no alvo: bem na área cerebral responsável pela decisão e ação.
Dicas para montar um “cenário” perfeito utilizando o neuromarketing
• Se a reunião for realizada na sua empresa, certifique-se de constituir uma cena triangular entre você, o prospect e o projetor
• Fale olhando nos olhos, porém, em alguns pontos importantes da reunião, mostre dados na projeção, de modo que o prospect tenha que olhar em linha reta para o que está sendo exibido
• Neste momento, perceba como a comunicação ficará toda concentrada na orelha direita do usuário, sendo responsável por captar 60% do som do ambiente
• Reforce valores, prazos, resultados e demais informações neste momento denominado earing zone e ganhe pontos a mais na conquista da confiança do futuro parceiro
• Importante: seja verdadeiro, transparente e honesto. Mentir e manipular, mesmo utilizando o lado direito da comunicação, fará com que toda a sua abordagem perca a credibilidade
• Agradeça, ao final do primeiro encontro, e prepare-se para colher os frutos do seu enquadre biológico. Afinal de contas, saber otimizar vendas também é lidar com a mente humana. Pense nisso 😉