3 passos para otimizar o seu treinamento de vendas

3 passos para otimizar o seu treinamento de vendas

banner treinamento de vendas

Treinamento de vendas realmente funciona? Imagine a seguinte situação: especialista em prospecção começa a preparar a sua lista de contatos a serem captados, cria toda a sua cadência de e-mails e, na hora de fazer o follow-up, ao telefone, não consegue reproduzir de forma satisfatória os benefícios que a solução reproduzida pode trazer.

 

Por que isso ocorre? De acordo com pesquisas desenvolvidas pela multinacional americana PricewaterhouseCoopers (PwC), 70% de uma abordagem de vendas não atinge o sucesso devido a um problema comum: a falta de conhecimento. Para a consultoria, os vendedores, por não serem especialistas no assunto, acabam deixando grandes oportunidades passar.

 

A lógica acontece da seguinte maneira. Para absorverem os atributos (valores) que estão embutidos em uma solução, o cérebro humano precisa tornar o conteúdo um hábito. Ou seja, a informação precisa passar do campo da razão (mente pré-frontal), para a região responsável pelas emoções primitivas (mente reptiliana).

 

E como se faz esse movimento? Muito simples. Pela repetição, oras! Quanto mais treinamento, envolvimento, prática e vínculos afetivos com o que está sendo vendido, mais sólidas serão as cadeias lógicas construídas pela massa encefálica. Assim, ao longo do tempo, o que era desconhecido se tornará conhecido, facilitando a ação comercial.

 

Para o especialista em neuromarketing e autor do livro “As Três Mentes do Neuromarketing”, Marcelo Peruzzo, a mente primitiva está sempre em busca de satisfação e manutenção da espécie. Se o treinamento de vendas se utilizar de aspectos emocionais, o resultado será o acionamento de gatilhos positivos, carregados de boas lembranças.

 

Ai, você já viu. Boas lembranças, felicidade e alto grau de envolvimento. É assim que as empresas devem proceder em direção à aprendizagem eficiente. Quer saber, de forma prática, como utilizar estes elementos no dia a dia do treinamento de vendas para aumentar a aprendizagem do seu pessoal? Confira as nossas dicas e decole rumo ao futuro! 😉

 

3 passos para otimizar o seu treinamento de vendas

 

Invista no uso de imagens impactantes

treinamento de vendas imagens

Parece clichê, mas não é. A mente primitiva não possui a sofisticação da parte do cérebro responsável pelo pensamento racional. Excesso de texto, números e blá, blá, blá é pedir para que o seu treinamento vá por água a baixo.

 

Em vez disso, utilizar-se de imagens fortes e vibrantes farão com que o “réptil” que existe na mente humana seja ativado. E, como todo bom predador, ele está sempre em busca de sensações que despertem todo o potencial que existe dentro de si.

 

Escreva de forma simbólica

treinamento de vendas escrita

Frases difíceis? Isso não funciona. E por que motivo? Pois, antes mesmo de começar a falar, o bebê já se expressa por meio dos símbolos que vierem na sua herança genética. O processo cognitivo tal qual conhecemos hoje, só vai se desenvolver depois do sexto ano de vida.

 

Da próxima vez que for criar um treinamento de vendas, apele para a linguagem primitiva. Em vez de dizer “ativos patrimoniais são os bens que uma empresa possui”, utilize metáforas como “ativos são todos os objetos que possuímos, tal como roupas, carteira e acessórios”.

 

Fale pouco e de forma pausada

treinamento de vendas fala

Quanto mais as palavras são pronunciadas de forma pausada e sem excessos, maior a probabilidade delas serem transformadas em informações relevantes. Estas informações serão codificadas e comunicadas à mente reptiliana, sempre que fizerem sentido para a manutenção da espécie.

 

Ao aplicar o treinamento de vendas, lembre-se de falar pouco e de forma natural. Substitua as orações longas e repletas de termos técnicos por palavras curtas. Por exemplo: “inventário é um processo que identifica e administra ativos”, ao invés de “inventário é um conjunto de normas e procedimentos que visa identificar os ativos organizacionais e orientar a tomada de decisão”.

 

assinatura lucas diegues wa prospeccao de clientes