4 dicas fundamentais para conquistar a confiança do cliente

4 dicas fundamentais para conquistar a confiança do cliente

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Possivelmente, a objeção mais comum em uma reunião vendas seja a falta de confiança no produto ou no vendedor. Cedo ou tarde, ela aparece durante o processo de uma venda e todos os representantes comerciais já a viram cara a cara, embora ela nem sempre apareça claramente durante uma negociação.

 

Um bom executivo de vendas deve usar o que tiver guardado no baú para identificar e contornar essa chata situação. Mais à frente, algumas dicas irão oferecer alguns primeiros passos rumo à saída desse labirinto que é encarar um cliente que pensa que está prestes a ser apunhalado pelas costas.

 

Mas antes, por que se preocupar com algo tão abstrato: confiança? Aqui vai um dado desconcertante do Concerto Marketing Group:

 

“Quando clientes confiam em uma marca, 83% recomendarão a empresa em que confiam e outros 82% continuarão a usar aquela marca com frequência”.

Fonte: Forbes

 

Do mesmo modo, a experiência confirma que as maiores receitas de vendas vêm de clientes com quem já se estabeleceu uma relação de confiança. Eles farão até mais do que comprar frequentemente: eles também indicarão a empresa, comprarão novos produtos e, pasmem, poderão até recusar uma oferta de um concorrente que parecia mais vantajosa.

 

E de onde vem toda essa fidelidade? Um experimento publicado no JNeurosci – o jornal de neurociência da Sociedade de Neurociência dos EUA – pode oferecer uma luz à questão.

 

No experimento, 26 pessoas foram levadas a jogar um jogo de investimentos econômicos com três participantes: um amigo, um estranho e um computador.

 

Constatou-se que os participantes apresentaram atividades cerebrais intensamente positivas apenas quando jogavam com seus amigos. As partes do cérebro ativadas durante a monitoração sinalizaram uma relação das reações neurais ao vínculo de confiança entre as duas pessoas.

 

Desse modo, tornou-se evidente que os participantes se sentiam mais confortáveis e estavam mais dispostos a assumir riscos com os amigos em quem confiavam. Pode-se concluir que há, portanto, uma satisfação em tomar decisões e assumir riscos com quem se confia.

 

Faz sentido, não? Um cliente antigo, com que já exista uma relação de confiança e até de amizade, sente-se muito mais confortável em assumir riscos com um fornecedor que já conhece, até mesmo quando se há a possibilidade de encontrar ofertas melhores.

 

Nesse sentido, algumas dicas podem ajudar a construir a relação de confiança necessária para se ter mais sucesso nas transações e quebrar a objeção da falta de confiança:

 

1) A confiança demanda boas intenções

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Uma tendência marcante é que os métodos e técnicas mais antigos de vendas, os scripts prontos com chavões publicitários, estão perdendo a credibilidade.

 

Os clientes potenciais têm repelido qualquer tentativa nesse sentido e sentem no ar o cheiro da velha ansiedade em vender inescrupulosamente.

 

Portanto, é preciso ter a verdadeira intenção de ajudar o cliente: mostre com palavras e atos que o produto ou serviço que você oferece pode ajudá-lo a resolver um problema e que você não está sedento pela venda e pelo lucro rápido.

 

Talvez não haja nenhum meio melhor de se estabelecer uma relação de confiança do que essa intenção, se ela for autêntica.

 

2) Cases de sucesso geram confiança

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Algo que causa impacto em qualquer reunião de vendas é ter um case parecido com o do cliente, ainda mais se a empresa do case for uma concorrente dele.

 

Se você for capaz de encontrar o seu real problema e mostrar um case de sucesso de um outro cliente com um problema semelhante, parabéns! Isso irá causar um impacto enorme e provavelmente ganhará a confiança do cliente potencial, naquele instante.

 

Nem sempre é possível ser tão certeiro. De qualquer modo, ter consigo seus cases de sucesso trará segurança ao cliente em potencial e é fundamental para construir uma relação de confiança.

 

3) Confiança exige transparência

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A melhor política é a honestidade. Clientes sabem quando estão recebendo uma proposta fajuta.

 

Se não pode cumprir um prazo, se não pode atender uma demanda de qualquer tipo, o melhor é ser direto e honesto. Evite ao máximo esconder seus erros e evitar tópicos.

 

Caso surja a necessidade, explique o problema e como você pretende resolvê-lo. Pedir a ajuda dele também pode ser uma estratégia interessante e pode ajudar a construir laços de confiança.

 

É importante ter em mente que a honestidade favorece relações rentáveis, mas uma promessa não cumprida mancha reputações e é difícil de se apagar da memória.

 

4) Para gerar confiança é preciso ser confiante

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A insegurança pode ser fatal para o fechamento de um negócio. O cliente é capaz de sentir quando há insegurança do vendedor em relação ao produto, à empresa, ou em relação às próprias habilidades de vendas.

 

Antes de qualquer coisa, você precisa chegar na reunião de vendas com o preparo de quem conhece e confia no produto e está pronto para quebrar objeções.

 

Isso só é possível se você estudou previamente as possíveis objeções, as especificidades de seu produto ou serviço, e se acredita que ele pode ajudar o cliente potencial.

 

Reflita. Você também teria dificuldade em confiar em alguém que não está seguro de que seu produto irá lhe beneficiar, não?

 

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