Prospect ideal: aprenda a definir o público-alvo que irá decolar a sua performance de vendas

aprenda a definir o prospect ideal

Prospect ideal: o que é e como definí-lo

Para prospectar novos clientes, basta sair atrás das infindáveis empresas que existem à disposição nos mecanismos de busca? Segundo pesquisas da PwC, Forrester, e Deloitte a resposta é: não. Captar parceiros, sem definir o prospect ideal, gera 75% menos chances do contrato gerar alta lucratividade no curto, médio e longo prazos.


Prospect ideal
, em vendas B2B, deve ser aquele perfil de empresa que atende a três requisitos: possui grande potencial de consumo, está mais próximo do momento de compra do produto ou serviço ofertado e que a empresa que prospecta possui total expertise, experiência e habilidade para atender com excelência.

 

Aprenda a definir o prospect ideal
Por meio da definição do prospect ideal, companhias de múltiplas áreas de atuação podem categorizar os “alvos” que pretendem “acertar”, tornando-os visíveis dentro de suas estratégias. Atuando como uma lente de alta precisão para o business, a segmentação inteligente faz com que o ciclo de vendas seja mais ágil e a conversão cada vez maior.


Proposta por Aaron Ross e Marylou Tyler no best-seller “Receita Previsível”, separamos algumas dicas certeiras para que você aprenda a definir o prospect ideal da sua empresa. Separe um papel e uma caneta, liste os atributos evidenciados abaixo e coloque a sua máquina de vendas para girar a todo vapor. Os resultados podem ser surpreendentes.


7 perguntas para você construir o prospect ideal do seu negócio

 

Pergunta orientadora

Elabore sua resposta

Qual o nicho de mercado que traz o maior potencial de receita para o meu produto ou serviço? “O segmento A, embora tenha sido pouco explorado pela companhia, trouxe 150% de ROI quando comparado aos B, C, D e E”.
Qual o porte de empresas quero atingir com a minha estratégia de prospecção de clientes? “Pela experiência da nossa organização, empresas com mais de 50 funcionários são as que possuem maior probabilidade de fechar novos contratos”.
Qual poder de compra é ideal que uma empresa possua para que seja considerada minha potencial compradora? “As instituições F e G possuem faturamento acima de R$ 1 milhão anuais. Logo, possuem poder de consumo apropriado para investir na nossa solução”.
Que situação financeira o prospect deve possuir para que seja elegível a entrar no nosso funil de prospecção? “De acordo com nossas pesquisas cadastrais, M, N e O são exemplos de bons pagadores, pois não possuem restrições financeiras. Devemos focar nossos esforços em bons pagadores”.
Quais são os departamentos e funcionários que eu preciso atingir para obter êxito na venda da minha solução? Analistas e Gestores de Marketing e Vendas são as pessoas que responsáveis por novas aquisições. A minha prospecção de clientes precisa falar com estes indivíduos”.
Que valores são imprescindíveis para que as nossas negociações ocorram da melhor forma possível, para ambas as partes? “Só queremos atender empresas que se preocupam com o bem-estar social. Este comportamento, para nós, está em sinergia com o que vendemos e pregamos para o mercado”.
Que perfil de empresa a minha empresa não pode atender de jeito nenhum? “Organizações como X, Y e Z, por experiência profissional, não trazem a rentabilidade que desejamos por terem um ciclo de vida de consumo muito curto para o nosso produto”.

 

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