3 dicas para alavancar a geração de leads qualificados

alavancar leads qualificados

Dicas para acelerar a geração de leads da sua empresa

Nos dias atuais em que o marketing e o processo de vendas se tornaram ainda mais interligados, as empresas enfrentam um dilema crucial para o sucesso do business: a geração de leads.


Para os profissionais que ainda não estão acostumados com este termo, um lead correponde a uma oportunidade de negócio que está disfarçada, seja por meio de um e-mail de contato, de uma ligação telefônica ou, até mesmo, de uma reunião com um prospect de elevada pertinência para a saúde financeira do empreendimento.


As ferramentas para obtenção de leads são inúmeras. Porém, será que você utiliza todas as plataformas de contato da sua marca para multiplicar estas oportunidades de mercado? Segundo pesquisas da revista Harvard Business Review, especialista em negócios de alta performance, 89% das empresas possuem dificuldade de captar oportunidades-alvo para que, assim, possam alavancar o crescimento organizacional.


Pensando nisso, separamos três dicas para que você, empresário ou profissional de marketing e vendas, possa dar um passo além. Afinal, por trás de cada lead, existe uma infinita capacidade de geração de novas receitas.


1 – Faça relacionamento

Profissionais de marketing e vendas que precisam de rápido retorno para a venda de novos produtos e serviços devem utilizar, constantemente, campanhas digitais segmentadas para alavancar o fluxo de visitantes qualificados para o empreendimento. Aqui, é importante criar campanhas distintas para cada persona, isto é, para cada perfil de consumidor ideal.


Se você é uma empresa que vende cosméticos para mulheres, preferencialmente da classe C e que possuem entre 20 e 30 anos, por que não criar uma landing page exclusiva para este nicho, realçando os diferenciais competitivos do seu produto por meio de um e-book que as ensina técnicas para cuidado com a autoimagem?


O segredo está na relação ganha-ganha travado com o seu público: você oferece algo gratuitamente para que, assim, possa iniciar uma relação com o usuário. Neste caso, campanhas em redes sociais e no Google serão imprescindíveis para que este nicho seja atingido e muitos e-mails sejam convertidos para a sua base de dados. Quanto mais dados você tiver sobre o seu público, melhor poderá começar a se relacionar com ele, o que potencializa a geração de leads qualificados.


Neste exemplo acima, oferecer, sazonalmente, dicas de especialistas, webinars e tutoriais, podem estreitar a relação da empresa com o usuário, tornando-o cada vez mais fiel, engajado e apto a consumir os serviços da sua marca.

2 – Crie discussões

Nada produz mais “barulho”, audiência na internet e estimula a geração de leads do que os conteúdos interativos. Por que será? De acordo com o especialista em neuromarketing, Pedro Camargo, os seres humanos possuem uma tendência natural para seguir o instinto biológico. Isto é, replicam, rotineiramente, o mesmo comportamento ancestral da época das cavernas em busca de proteção e manutenção da espécie.


Digamos que, assim como no exemplo anterior, você tenha criado um quizz nas redes sociais para que as suas consumidoras pudessem responder ao teste: “Que tipo de consumidora de cosméticos é você?”. Neste momento, cada consumidora de cosméticos, que são inúmeras dentro de um grupo social, responderão às perguntas-chave do teste para que, assim, possam reproduzir fielmente o comportamento dos demais, protegendo-se de uma possível ameaça.


Parece simples, mas não é. Neste momento, é como se o cérebro interpretasse a sentença da seguinte maneira “vou responder ao teste, como todo mundo, para que eu possa permanecer protegida e parte integrante deste grupo”. Os neurônios-espelho, células cerebrais responsáveis por interpretar inconscientemente as situações do dia a dia, entrarão em ação, multiplicando as respostas, os comentários e a marcação de amigos.


Agora imagine se a sua marca atribui ao teste uma ferramenta de permissão cadastral do Facebook, por exemplo. Quantos novos leads de consumidoras você seria capaz de obter?

3 – Ofereça ajuda

Para Neale Martin, autor do livro “Hábitos de Consumo: O Comportamento do Consumidor que a Maioria dos Profissionais de Marketing Ignora”, oferecer ajuda para o público-alvo é uma das melhores maneiras de criar vínculo emocional. Em outras palavras, quando se cria um vínculo afetivo, as pessoas tornam-se predispostas a confiar, engajar-se, se relacionar e confiar na sua marca ou produto.


Quantos leads seriam gerados, então, se você fosse capaz de enviar para seus consumidores uma amostra gratuita do que oferece ao mercado? Utilizando-se caso da marca que vende cosméticos, porém, desta vez, orientada para o mercado B2B, por que não dar uma avaliação gratuita sobre cuidado com os cabelos para as colaboradoras do sexo feminino que trabalham em um potencial cliente?


Este tipo de ação, para Martin, produziria um efeito emocional que extrapolaria a relação mercadológica para que, ambas, empresa e cliente, criem um vínculo duradouro entre si. Agora, imagine se esta ação corre as redes socias e é impulsionada pela assessoria de imprensa: quantos novos clientes verão em você uma oportunidade de cuidado, atenção e respeito em relação à mulher?


As oportunidades disfarçadas, para a biologia e a psicologia do marketing em busca de novos leads, estão justamente no afeto trocado com o seu público. Uma relação que vai além de uma mera compra e venda de produtos e serviços. Pense nisso quando for montar a sua nova estratégia de geração de leads orientada para fechar grandes negócios.

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