Agenda comercial: organize o seu dia e turbine os seus resultados de venda

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Agenda comercial: o que é e para que serve?

 

Agenda comercial voltada para resultados: será que a sua empresa sabe utilizar o poder desta ferramenta? Segundo pesquisas da Revista Forbes, 60% de um processo de vendas pode ser otimizado quando os consultores sabem organizar suas tarefas.


Imagine que, ao iniciar o dia a dia de trabalho, você tivesse uma lista detalhada com os compromissos muito quentes, quentes ou mornos do seu pipedrive. Neste artigo, você aprenderá a otimizar a sua agenda comercial de forma rápida e prática.


Para embasar a metodologia, recorremos à autora Marylou Tyler, autora do livro Predictable Prospecting. Nós adaptamos os seus ensinamentos à realidade do mercado brasileiro, transformando-os em uma planilha de fácil assimilação. A sua rotina nunca mais será a mesma! 🙂

Aprenda a construir uma agenda comercial eficiente

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Antes de iniciar a sua jornada, tome nota dos seus objetivos. Serão eles que vão gerar senso de direção à sua estratégia de vendas. Os objetivos muito quentes, são as prioridades, ou seja, aquelas atividades que irão proporcional resultados acima da média.


Prospectar uma conta potencial, enviar uma apresentação de novos negócios para um prospect em negociação ou, até mesmo, travar uma parceria com alguma empresa considerada “peça-chave” são alguns exemplos a serem utilizados.


No que se refere aos objetivos mornos e quentes, experimente listar atividades importantes, mas que não demandam tanta urgência como: criar uma lista de disparo para o segmento “A” ou desenvolver uma cadência nova de e-mails marketing.

 

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Estudos realizados pela Universidade de Chicago demonstram que o período da manhã é ideal para realizar atividades de alta complexidade. Isto é, deixe as atividades mais difíceis e que podem gerar maior retorno para este momento do dia.

 

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Diferentemente do período da manhã, tire a parte da tarde para realizar tarefas de acompanhamento e inteligência de mercado. Quando mais refinadas forem as informações que você utilizar para “alimentar” o seu sistema de gestão, melhores serão as taxas do conversão da sua estratégia comercial.

 

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O final do expediente é o momento propício para realizar atividades “mecânicas”, que demandam menos esforço mental e que poderão gerar bons resultados dentro de algumas semanas. Certifique-se de montar uma lista de disparo aderente ao perfil de cliente que deseja prospectar, adeque a melhor linguagem e boas vendas! 😉

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